SETORES
Na Clínica Pater Aldeia existem 5 setores, cada um com sua especificidade para um tratamento mais personalizado. Os pacientes são direcionados para cada setor de acordo com seu diagnóstico observado.
ACOLHIMENTO
O acolhimento é o setor de porta de entrada que recebe todos os pacientes que chegam a internação e são acolhidos pela equipe terapêutica. A partir dos primeiros cuidados serão observados e após estabilização, e de acordo com a necessidade terapêutica de cada um serão direcionados para o setor correspondente a sua demanda diagnóstica.
FASE 1
O setor fase 1 é um setor destinado a pacientes que apresentam transtornos mentais graves e crônicos. No setor a rotina do serviço tem o objetivo de ressocialização, construção e fortalecimento de rede de suporte social e familiar, desenvolvimento de consciência de morbidade, que são geradas a partir de atividades desenvolvidas no setor.
FASE 1 COMORBIDADE
O setor fase 1 comorbidades é um setor destinado a pacientes que apresentam transtornos adictivos com transtornos mentais crônicos. Tem como objetivo o desenvolvimento da consciência da comorbidade psiquiátrica, dos dispositivos de proteção (grupos de mútua ajuda e ambulatório, por exemplo) e manutenção da estabilidade psiquiátrica. Para isso usamos de algumas atividades especialmente desenvolvidas para esse grupo, que são realizadas no setor.
FASE 2
É o setor que lida com a avaliação e o tratamento de diversos transtornos mentais, incluindo transtornos de personalidade (como borderline, antissocial, histriônico) e transtornos de humor (como depressão maior, transtorno bipolar), sendo trabalhado com acompanhamento interdisciplinar, com foco tanto na estabilização dos sintomas agudos, quanto no desenvolvimento de estratégias para o longo prazo, onde o objetivo é estabilizar o paciente e ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para a vida fora da internação.
TRANSTORNOS ADICTIVOS
O setor de tratamento para Transtornos adictivos tem como objetivos terapêuticos a diminuição da resistência à mudança, criação da consciência de morbidade, psicoeducação sobre fatores protetivos e de risco, ressocialização, geração e fortalecimento de rede de suporte social. Estes objetivos terapêuticos são obtidos através do método Minnesota, psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental, abordagem sistêmica-familiar e desenvolvimento de competências interpessoais.